No dia 24 de janeiro de 2008, comemorou-se na Universidad del Museo Social (UMSA), de Buenos Aires, a conclusão das Matérias e Seminários do Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, por parte da turma que tinha iniciado os referidos estudos de pós-graduação em janeiro de 2006.
A cerimônia, que foi ao mesmo tempo solene e cheia de afabilidade, de carinho e de genuína alegria, contou com a destacada presença e ativa participação da Embaixada da República do Brasil na Argentina, magnificamente representada por duas altíssimas autoridades consulares: a senhora Embaixadora Maria da Graça Nunes Carrion, Cônsul Geral do Brasil na República Argentina, e a senhora Adriana Sader Tescari, Cônsul Adjunta do Brasil na República Argentina.
Presentes também estavam a Sra. Sader Tescari, o Dr. Ricardo Köhler, Secretário de Pós-Graduação da UMSA e o Dr. Eduardo Sisco, Vice-Reitor da UMSA.
Escutou-se ao começo o excelente discurso da senhora Embaixadora Nunes Carrion, que destacou eloqüentemente a importância do empreendimento para atingir a verdadeira e fecunda integração entre Brasil e Argentina. A Cônsul parabenizou os Doutorandos e a Universidade, convocando-a para maiores desenvolvimentos no mesmo sentido, e deixou bem claro o interesse do atual governo brasileiro nestas iniciativas. A distinta diplomáta falou longamente, e ao fechar suas palavras, levantou-se um forte aplauso.
Dissertou a continuação o senhor Vice-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UMSA, Prof. Dr. Eduardo Sisco, seguido pelo Prof. Dr. Ricardo Carlos Köhler, Secretário de Pós-Graduação, o Prof. Dr. Ricardo Rabinovich-Berkman, Diretor do Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, e o Prof. Dr. Roberto Fernández Tejeda, Diretor da SENSU, entidade brasileira que tinha trabalhado em convênio com a UMSA para formação da turma. Todos eles se referiram ao alto gabarito obtido com o grupo, à maravilhosa qualidade humana dos alunos, e o clima fraterno que se tinha gerado nesses dois anos.
Dentre os concluintes encontram-se os ilustríssimos doutorandos: Fabio Geraldo Veloso (RJ), Fernando Maida Gonçalves (RJ), Ricardo Antonio Andreucci (SP), Olavo Aparecido Arruda D´Câmara (SP), Arleide Costa de Oliveira Braga (SP), Marcos César de Souza Lima (RJ), José Mauro de Farias (RJ), Fernanda de Freitas Leitão (RJ), Marcelo Superchi (RJ), Érica Soares de Souza (RJ), Miguel Francisco Pereira Azevedo (RJ), Lucy Muniz Caldas (RJ), Mauro Miranda Brito (RJ), Ricardo Mendes Henriques (RJ), Paulo Marconi Zacché Lopes (RJ), Benedito Mamedio Torres Martins (BA), Francisco Italo Leite Fernandes (CE), Marcelo Ferreira de Souza (RJ), Ernani dos Santos Ferraz (RJ), Paulo Roberto do Nascimento (RJ), Antonio de Oliveria Braga Filho (SP), Roque de Freitas Pinto Filho (RJ), Ercio de Arruda Lins (GO), Janaina Cristina da Costa Cunha (RJ), Glauce Bonzoumet Cardoso (RJ), Marcelo Andrade Baez Garcia (RJ), Oswaldo Luiz Abreu de Oliveira (RJ), Adalberto Calazans de Souza (ES) e Moche Dayan Rosa (ES), todos professores universitários e/ou juristas envolvidos no engrandecimento cultural e científico do Brasil.
Com o título válido e reconhecido oficialmente no Brasil pelo Acordo de Admissão de Títulos e Graus Universitários para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do Mercosul, celebrado em Assunção em 14 de junho de 1999, com texto aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro através do Decreto Legislativo n° 800, de 23 de outubro de 2003, com o instrumento de ratificação depositado em 21 de maio de 2004 pelo Governo brasileiro, em vigor internacional e para o Brasil desde 20 de junho de 2004, promulgado pela Presidência da República através do Decreto n° 5.518, de 23 de agosto de 2005, os concluintes acima poderão destacar os bons frutos do relacionamento cultural, político e econômico entre os Estados integrantes do Mercosul, engrandecendo as atividades acadêmicas do Brasil, seja no magistério, na pesquisa ou em qualquer outra forma de desenvolvimento das Ciências Jurídicas e Sociais.
http://www.revistapersona.com.ar/Persona70/70Doutorado.htm
Pós-graduação em Direito - UNIVERSO Niterói
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário